23.2.09

Receita de Maionese Caseira




A receita de Maionese Caseira não é difícil de fazer. Para fazer maionese pode ser utilizado óleo de qualquer tipo, Azeite ou uma mistura dos dois. O verdadeiro truque está em ter todos os ingredientes à temperatura ambiente. Se não usar os ingredientes à temperatura ambiente a Maionese ficará líquida e não espessa como é desejado. A Maionese feita com Azeite é bem mais saudável, fica com uma cor um pouco mais escura e é a minha preferida.  


Receita de Maionese Caseira 


Ingredientes:

~ 1 ovo
~ 1 colher de chá de mostarda
~  Pitada de Sal
~ 1 colher de sopa de sumo de limão
~ 2,5 dl de óleo ou azeite (ou metade de cada)

Como Fazer:

1. Numa taça funda ou no copo da varinha mágica ponha o ovo inteiro, a mostarda, o sal e o sumo de limão. Não se esqueça que todos os ingredientes têm de estar à temperatura ambiente.

2. Com a varinha mágica, comece por misturar bem os ingredientes e, pouco a pouco, enquanto continua a bater com a varinha mágica, adicione o óleo ou o azeite em fio.
Mexa sem parar durante cerca de cinco minutos ou até que a Maionese fique com a consistência desejada.Quanto mais bater, mais ela engrossa.

De preferência, sirva a Maionese logo após a ter feito. Se sobrar, pode guradá-la no frigorífico num frasco de vidro tapado mas só por 1 dia. Lembre-se que a Maionese caseira é feita com ovo cru e pode azedar fácilmente por isso convem servir logo após a preparar.


Maionese de Ervas ou Especiarias

Para fazer Maionese Caseira de Ervas, prepare a Maionese como descrevi acima e no final junte-lhe salsa, coentros ou hortelã (ou outra erva de sua preferência) frescos, bem lavados e finamente picados. Mexa bem e está pronto a servir.
Também poderá adicionar qualquer especiaria a seu gosto como por exemplo pimentas, noz-moscada, paprika, etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito pratica e delicios