12.2.10

Alimentos Saudáveis: O Alho



O Alho é uma planta perene cuja variedade mais comum pertencente ao género Allium e à espécie A. Sativum. O bolbo da planta é utilizado tanto como tempero na alimentação como para fins medicinais.
O Alho é apontado como sendo originário da Ásia e a sua história remonta à antiguidade. Já era conhecido pelos antigos Egipcios que também o usavam tanto na culinária como para fins medicinais.
Hippocrates, considerado o pai da medicina ocidental, mencionou o uso do Alho para o combate a parasitas, baixa energia e problemas respiratórios e digestivos. O uso do alho na china remonta a 2000 AC.  



Características Nutricionais do Alho 

O Alho contém: Carboidratos, açúcares, fibra dietética, proteína, pouca gordura (em comparação com o seu alto teor de Vitaminas e Minerais), Vitamina B1, B2, B3, B5, B6, B9 e Vitamina C. Em termos de Minerais contém: Cálcio, Ferro, Magnésio, Manganés, Fósforo, Potássio, Sódio, Zinco e Selénio.
O Alho também contém um princípio activo chamado Alicina que produz o seu forte aroma e é considerado como o maior responsável pelos seus benefícios medicinais. 




Valor Nutricional por 100 gr de Alho:

Energia     623 kJ (150 kcal)

Carboidratos
Carboidratos totais     33.06 g
Açúcares     1.00 g
Fibra dietética     2.1 g
Gorduras
Gorduras totais     0.5 g
Proteínas
Proteínas totais     6.39 g


Vitaminas:
Betacaroteno     5 µg
Tiamina (vit. B1)     0.2 mg
Riboflavina (vit. B2)     0.11 mg
Niacina (vit. B3)     0.7 mg
Ácido pantotênico (B5)     0.596 mg
Vitamina B6     1.235 mg
Ácido fólico (vit. B9)     3 µg
Vitamina C     31.2 mg 


Minerais:
Cálcio     181 mg
Ferro     1.7 mg
Magnésio     25 mg
Fósforo     153 mg
Potássio     401 mg
Sódio     17 mg
Zinco     1.16 mg
Manganês 1.672 mg    
Selenium 14.2 μg     







Propriedades Medicinais do Alho


Em termos medicinais, são atribuidas ao Alho diversas qualidades entre elas propriedades antibióticas, anti-fungicas, anti-virais, anti-cancerígenas, anti-inflamatórias e benefícios a nível da saúde cardivascular. 
O Alho é um dos "super alimentos" que pode ser utilizado no auxílio ao combate de diversos problemas de saúde. As suas propriedades antibióticas podem ser eficazes na substituição de penincilina e tetraciclina, suprimindo certos agentes portadores de doenças. 
O princípio activo Alicina presente no Alho pode ajudar a diminuir significativamente os níveis de colesterol no sangue, da pressão sanguínea e a formação excessiva de plaquetas que pode aumentar o risco de trombose.Também é um bom aliado para quem sofre de Diabetes.
O Alho também pode ser benéfico para o aparelho digestivo e tem a capacidade de eliminar toxinas do sistema linfático, chumbo e outros metais pesados do corpo. Também pode ajudar a remover parasitas indesejados do colon.
As propriedades anti-inflamatórias do Alho fazem deste alimento um bom aliado no tratamento de doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, lupus, fibromialgia, sindroma de fatiga crónico, entre outras. O seu consumo também pode ser benéfico no tratamento de gripes, infecções respiratórias, infecções dos ouvidos, infecções do tracto urinário, doença coronária, candida, bronquite, e outros problemas que podem surgir quando o sistema imunitário está debelitado.

 O Alho apresenta maiores benefícios quando consumido cru. A polpa do Alho pode ser triturada para obter sumo ou usada em emplastros para aplicar topicamente.  Cozinhado pode ser adicionado como tempero a todo o tipo de pratos. Quando fritar o Alho, deve ter o cuidado para não o deixar queimar pois ficará com um sabor amargo.



Referências:

~  Alimentos Bons, Alimentos Perigosos - Guia prático para uma alimentação segura e saudável (1999). Selecções do Reader´s Digest. Lisboa.

 ~ Block, E. (2010). "Garlic and Other Alliums: The Lore and the Science". Royal Society of Chemistry.

~ Nosso alho. Distribuição gratuita da ANAPA. 7ª ed. junho de 2010. "Benefícios do alho". p. 18-19.

~ Shuford JA, Steckelberg JM, Patel R (2005). "Effects of fresh garlic extract on Candida albicans biofilms". Antimicrobic Agents and Chemotherapy, vol. 49, 1.473.

~ ACM Modern Drug Discovery. "Garlic: A natural antibiotic". Vol. 5, nr 4, p. 12.

~ USDA Nutrient Database. Agricultural Research Service, United States Department of Agriculture.

~ Wikipédia

Sem comentários: