1.6.12

A Soja - Feijão Mungo



A Soja 

A origem da Soja (cujo nome científico é Glycine Max Merril) é atribuída à Manchúria, o nome antigo de uma região da China. É um grão pertencente à família das leguminosas - tal como o feijão e a lentilha, apontado por diversas fontes bibliográficas como sendo uma das culturas mais antigas (já era plantada há pelo menos cinco mil anos atrás) que se espalhou pelo mundo através de viajantes Ingleses e emigrantes Japoneses e Chineses.

O Feijão de Soja é rico em proteínas, ácidos gordos polinsaturados (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. É cultivado para alimentação humana e animal e permite produzir óleo, leite, tofu, farinha/farelo e molho.  Também é utilizado para a produção de sobremesas, iogurte, sorvete e queijo de soja.
O Feijão de Soja pode ser tostado ou ingerido como rebento de feijão - rebentos de feijão mungo. É rico em potássio e uma fonte razoável de magnésio, fosforo, ferro, ácido fólico e vitamina E. Contém manganés, vitamina B6 e tiamina.
Contém, também, uma classe de fito-hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.  Estas substâncias actuam como um antioxidante, ajudam a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e exercem controlo sobre a actividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.






De uma forma geral, os rebentos de leguminosas são boa fonte de Vitamina C, fonte razoável de Vitaminas do complexo B, são pobres em calorias mas fornecem proteínas fáceis de digerir.
O molho de soja é um líquido obtido pela fermentação dos grãos de soja.  Contém alto teor de sódio e por isso, em pequenas quantidades, pode ser uma boa alternativa ao sal.
O farelo de soja tem um teor protéico de  cerca de 44% a 48% (se o grão for descascado antes da extração do óleo),  e é usado basicamente como suplemento rico em proteínas para a criação de gado, suínos e aves domésticas, como alimento de peixe na aquicultura, na produção de ração de animais domésticos e como substitutos do leite para bezerros.
A casca da soja é retirada durante o descascamento inicial dos grãos e contém material fibroso. É usada como forragem grossa e também como fonte de fibras dietéticas de cereais matinais e de certos lanches prontos.
O Tofu é um alimento de textura firme e cor esbranquiçada produzido a partir do leite de soja. Pode ser consumido cru ou cozinhado. 

Tal como outras plantas, a soja também contém alguns factores anti-nutricionais como por exemplo os inibidores, que impedem a acção de enzimas digestivas  tornando a digestão da soja crua extremamente difícil. O cozimento e o aquecimento dos grãos ou do farelo de soja inactiva os inibidores. Assim, e na prática, o farelo de soja e os ingredientes proteicos originados da soja são sempre cozidos antes do consumo.

A soja deve ser incluída na alimentação pelas possíveis vantagens que pode trazer mas, principalmente, porque é mais uma opção de um alimento rico em diversos nutrientes que ajudará na diversificação das refeições contribuindo para a melhoria da saúde.

Imagens: Google
Referências:

~ Alimentos Bons, Alimentos Perigosos (1997). Selecções do Reader´s Digest, Lisboa.


~ http://www.dicasdenutricao.com/2010/07/os-beneficios-da-soja.html

~ Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, v. 3, n.1 - p.7-15, jan./jun. 2006

Sem comentários: