19.5.13

Leite de Origem Vegetal

Olá a todos,
Como já referi aqui no blogue, encontro-me numa fase de transição na minha alimentação. Esta transição pretende excluir completamente o consumo de carnes, ovos e produtos lácteos de origem animal. 
Eliminar completamente a carne e seus derivados (como por exemplo: fiambre, bacon, chouriços, presunto, etc) da minha alimentação não foi muito difícil, mas o mesmo já não posso dizer dos produtos lácteos pois adoro queijos, iogurtes e café com leite ou cevada. O mesmo se passa com os peixes e alguns mariscos, sobretudo o camarão. É por isso que uso o rótulo semi-vegetariana em fase de transição com ênfase numa alimentação mais Alcalina. Este aspecto da Alimentação Alcalina é um tema que quero abordar aqui no blogue num futuro próximo.
Hoje, quero falar um pouco das opções que tenho usado para substituir o leite de origem animal. O meu leite de origem vegetal preferido é o Leite de Amêndoa. Já publiquei aqui no blogue a minha receita de Leite de Amêndoas Caseiro que considero ser a melhor alternativa ao leite de amêndoas que se encontra à venda nas lojas de produtos naturais. (Já experimentei um leite de amêndoas de venda feito com amêndoas amargas, ugh - detestei o sabor)
Para mim, as Bebidas de Soja que encontramos à venda não são uma opção. As minhas opções para substituir o leite de origem animal são: O Leite de Amêndoas, o Leite de Arroz Integral, Bebida de Aveia, Leite de Avelãs e a Bebida de Quinoa. 
Em termos nutricionais, o cereal Quinoa é um dos mais completos que a natureza nos oferece - pretendo fazer uma publicação só sobre este cereal para incluir na secção sobre Informação nutricional. Hoje, quero-vos apresentar uma Bebida de Quinoa que tenho usado e que gosto muito:

  


Até agora, a melhor marca de leites vegetais que conheço é a EcoMil pois os seus produtos são Biológicos e não adicionam açúcares refinados e outros químicos. 




Convém sempre ler os rótulos dos produtos que compramos. Para minha surpresa já encontrei produtos ditos naturais com adição de açúcares refinados, aspartame e outros químicos que prefiro evitar. 
Esta publicação não tem o intuito de fazer publicidade a esta marca específica e nada recebi para tal.  Apenas pretendo partilhar a minha experiência pessoal e refiro esta marca pois é a que consigo encontrar à venda nas lojas de Produtos Naturais da cidade onde vivo com mais facilidade e depois de ler os rótulos é a marca que me parece ter menos aditivos químicos e açucar.
Esta Bebida de Quinoa é espessa e tem o sabor intenso característico do cereal mas é muito leve em termos de digestão. Costumo dissolver a bebida de Quinoa usando 1/4 de chávena da bebida e o resto da chávena de água de boa qualidade (de nascente e com ph elevado). Apesar de achar esta Bebida de Quinoa um pouco cara (tenho pago 2.70 euros por cada pacote de 1 litro ) compensa-me pois apenas quero continuar a consumir Leite de Origem Vegetal.
Até Breve :)

Sem comentários: