29.11.13

Sobremesa de Quinoa com Canela e Lima

Tinha um resto de um pacote de Quinoa para gastar e andava a apetecer-me uma sobremesa daquelas que se podem comer morninhas como o Arroz Doce. Até aqui, só tinha provado sobremesas de Quinoa com chocolate mas desta vez não estava muito inclinada para usar esse ingrediente. 
Surgiu-me então a ideia de fazer um leite creme caseiro um pouco mais líquido que o normal (pois já sei de antemão que a Quinoa dá consistência) onde incluí a Quinoa já cozida, canela em pau, casca e raspas de lima para lhe dar um toque mais gostoso. Ficou aprovadíssima pela amante de Quinoa cá da casa (que sou eu). Simples mas tão bom! :)
E é esta a minha sugestão de hoje:



Receita de Sobremesa de Quinoa com Canela e Lima


Esta receita pode ser feita com leite creme caseiro ou com preparado de leite creme de compra. 
Geralmente, as instruções na embalagem dizem para preparar o leite creme com meio litro de leite para cada saqueta. Nesse caso, use 650 ml de leite em vez de 500 ml para cada saqueta, pois a quinoa acrecenta consistência, e inclua 8 colheres de sopa de açúcar na preparação.
Eu fiz pouca quantidade porque era uma experiência mas se quiserem aumentem a quantidade dos ingredientes na mesma proporção. Também não quis fazer a sobremesa muito doce por isso em vez de 8 colheres de sopa podem pôr 10. 


Ingredientes:

~ 650 ml de Leite Creme
(preparado com 8 colheres de sopa de açúcar e um pouco mais líquido que o normal)
~ 1 chávena de chá mal cheia de Quinoa previamente cozida
~ 1 pau de canela
~ Raspa de 1/2 Lima
~ 1 cascaquinha de Lima

Como Fazer:

1. Coza a Quinoa e reserve. Prepare a casca de lima e as raspas e reserve.
2. Prepare o leite creme com o açúcar, a casca de lima e 1 pau de canela.
3. Quando o leite creme começar a engrossar, junte a Quinoa, a raspa de lima e mexa bem.
4. Em lume baixo, e mexendo sempre, deixe o preparado ferver durante 3 minutos. Deixe arrefecer um pouco, retire o pau de canela e a casca de lima e sirva em taças individuais.
Se desejar, decore com canela em pó.
Rendeu 4 taças.  




Bom Apetite! :)

2 comentários:

Isabel Figueiredo disse...

Olá Maria,
obrigada pela sua participação, é uma sobremesa original, mas de certeza que me agradará, pois gosto muito de quinoa, embora nunca a tenha comido em doce.
Imagino que deverá ter a mesma consistência que o arroz doce, mas como fiquei curiosa, irei experimentar.
Ficou bem cremosa e apelativa.
Vou levar para a minha mesa :)
Bjns
Isabel

Serena Oracles disse...

Boa noite Isabel,
Ora essa..o prazer também é meu, algumas das suas sobremesas também me deixaram cheia de gula :)
Eu adoro Quinoa e até experimentar esta receita também só a tinha usado numa sobremesa com chocolate.
A ideia foi mesmo essa, fazer um tipo de Arroz Doce com a Quinoa e resultou tão bem! Não só porque a Quinoa tem o seu sabor característico (e menos goma que o arroz) mas também porque a Lima lhe conferiu um sabor muito bom.
Se usarmos mais leite fica mais cremosa, a primeira vez que fiz não usei leite a mais e ficou mais tipo um pudim.
Bjs