18.12.13

Bolachinhas de Manteiga e Baunilha Natalícias

Esta semana, fizemos bolachinhas caseiras para oferecer como prenda de Natal às amigas da minha filha. Para agradar a todas, optamos por uma receita de bolachas de manteiga e baunilha em forma de pinheirinhos e estrelas.
A receita base destas bolachas foi-me ensinada pela minha Madrinha, só acrescentei a baunilha para lhes dar mais sabor e um creme para decorar.

Com este post também participo no desafio mensal do blog "Cravo e Canela" intitulado Vamos Fazer Bolachas! Para o mês de Dezembro a Manuela, que é a autora do blog, propôs fazermos Bolachas de Natal. Podem ler os detalhes desta iniciativa visitando o blog ou clicando aqui: Vamos Fazer Bolachas!
Eu gosto bastante do blog e já há algum tempo que o leio, inclusivé já experimentei duas receitas e publiquei aqui o resultado, mas esta é a minha primeira participação no desafio.
Pois bem...vamos lá fazer Bolachas de Natal! :)




Receita de Bolachas de Manteiga e Baunilha



 Ingredientes:

Usei todos os ingredientes à temperatura ambiente.

~ 150 g de Manteiga
~ 225 g de Açúcar Amarelo
~ 2 Ovos tamanho M
~ 450 g de Farinha sem fermento Tipo 65
~ 50 gr de Maizena
~ 6 colheres de sopa de Leite
~ 1 colher de sobremesa de Essência de Baunilha
~ Açúcar em pó q.b. para polvilhar
~ Papel vegetal para forrar o tabuleiro


Confecção:

1. Bata bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte a essência de baunilha, os ovos previamente mexidos, o leite e volte a bater. 

2. Misture as farinhas e junte-as, aos poucos, ao preparado anterior. Mexa bem até obter uma bola de massa que descola bem das mãos. Enrole a massa em película aderente e deixe descansar no frigorífico durante 30 minutos.

3. Estique a massa com um rolo numa superfície enfarinhada na espessura desejada*. Molde as bolachinhas com as formas e disponha no tabuleiro previamente forrado com o papel vegetal.
A massa que vai sobrando dos recortes é novamente junta e esticada. 

4. Leve a cozer em forno médio (170ºC) durante 8 a 10 minutos ou até ficarem douradinhas Retire do forno e deixe as bolachinhas arrefecerem numa grade. Polvilhe com o açúcar em pó ou decore a gosto.



* A minha filha gosta mais das bolachinhas fininhas e bem cozidas ao passo que eu prefiro elas mais grossinhas e menos cozidas porque ficam tipo um bolinho tenro por dentro. A massa desta receita permite ambas as opções por isso pode escolher-se a espessura desejada. 
As quantidades indicadas na receita rendem, no mínimo, 100 bolachas. 



Decoramos algumas das bolachas que ficaram para nós com um creme de manteiga e baunilha que tinhamos feito para Cupcakes, uma receita que hei-de publicar em breve. 

Divertimo-nos imenso, as gargalhadas iam saindo à medida que tentavamos fazer os bicos das bolachinhas o mais perfeitos possível. O cheirinho que saia do forno era tão bom que fomos comendo algumas ainda morninhas. Esta é, sem dúvida, uma boa actividade para fazer com as crianças.

Até Breve xxx

3 comentários:

Isabel Figueiredo disse...

Olá Maria,
as bolachinhas ficaram deliciosas e tentadoras. Adoro bolachinhas de manteiga.
São ótimas para oferece no natal
Bjns
Isabel

Serena Oracles disse...

Olá Isabel, Obrigado! :)
Fiquei realmente contente de este ano poder oferecer bolachinhas caseiras. No ano anterior estive doente e há 2 anos viajei no Natal. Foi bom retornar a esta diversão em família e as miúdas adoraram.
Bom FDS, Bjs

Dulce Sequeira disse...

Bom dia, obrigada por partilhar. Já há
Muito tempo procuro uma receita destas mas que as bolachas não percam a forma. A minha questão é essa, quando vão ao forno não perdem o formato? Obrigada.