27.12.13

Receita de Pão de Sementes na Máquina de Fazer Pão

Bom Dia a todos,
Depois de um Natal com Paz e muito docinho, estou de volta ao blog e quero vos mostrar como correu a experiência com o Pão de vários Cereais e Sementes.
Eu desisti da reserva semanal de pão que fazia na loja de produtos naturais e, depois disso, o desafio foi tentar fazer um pão parecido ao que comprava ou, pelo menos, que me agradasse.
À excepção da Receita de Pão de Leite as minhas primeiras experiências com a MFP têm sido com as farinhas preparadas. Já percebi que, apesar destas farinhas serem menos em conta, se seguirmos à risca as instruções no pacote não há nada que enganar. Agora...se forem como eu e gostarem de inventar, o processo de fazer pão pode ficar um pouco mais interessante :)
Passemos então ao processo e resultados:




  Receita de Pão de Sementes com Farinhas Preparadas


Ingredientes:
(medidas com o copo e colher da máquina)

~ 210 ml de água morna
~ 1/2 colher pequena de Sal Marinho
~ 2 copos bem cheios de Farinha Preparada para Pão de Sementes
~ 1 copo bem cheio de Farinha Preparada para Pão Caseiro
 (usei ambas as farinhas da marca Nacional)

~ 60 g de mistura de Sementes:

- Sementes de Papoila
- Sementes de Chia
- Sementes de Linhaça Dourada
- Sementes de Girassol
- Sementes de Abóbora (sem sal)
- Sementes de Sésamo claras
- Sementes de Sésamo pretas

Preparação:

1. Untar a pá da máquina com um pouco de óleo. Colocar os ingredientes na tuba da máquina pela ordem indicada na receita, excepto as sementes.

2. Programar a máquina para "Pão Integral", Nível 1 (pão mais pequeno) e cor a gosto (escolhi cor média). 
Nota: A massa deverá ficar um pouco mais húmida que o normal porque depois iremos adicionar as sementes e não queremos um pão demasiado seco. Se achar que a massa está húmida demais, durante o processo inicial de amassar pode incorporar 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento. Eu fiz isto na 1ª experiência porque só usei 45 g de sementes mas nas vezes seguintes aumentei a quantidade de sementes para 60 g e já não achei necessário juntar mais farinha. 

3. Quando a máquina der o primeiro aviso sonoro, abra a tampa e junte as sementes. Deixe o programa decorrer normalmente. Quando terminar, desenforme o pão ainda quente e deixe arrefecer sobre uma grade.

Resultado:



Espe-ta-cu-lar! :)
Superou as minhas expectativas e é um pão que levou mais sementes do que aquele que eu comprava.
Apesar da farinha preparada para pão de sementes já trazer algumas sementes (no pacote refere: sésamo, girassol e linhaça) eu quis fazer um pão ainda mais rico.
Ficou fofo por dentro, com a crostra crocante por fora no primeiro dia, e aguentou bem 3 dias guardado num saco plástico fora do frigorífico. O gosto do pão é marcado pelas sementes, as de abóbora e girassol realçam-se. Não consigo descrever o bom gosto com que ficou mas merece um close-up! :)



Próximo Desafio: Fazer pão com Farinha de Trigo Integral (tipo 150), Flocos de Aveia, Gérmen de Trigo torrado e diversos tipos de Sementes. Quando completar este desafio, mostro-vos o resultado.

Dica: Quando abro um pacote de farinha, seja ela de que tipo fôr, depois guardo o pacote num recipiente fechado ou num saco de plástico fechado para não secar.

Até Breve xxx

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola
Gostava de usar esta receita mas programar o pão para estar pronto ao pequeno almoço, é possivel?